Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Amarante – futebol em Fridão

Amarante é terra muito antiga, logo cheia de histórias. Mas também é sítio de rara beleza. Será essa a razão de inspirar tantos dos seus, que se tornaram figuras marcantes nas artes e nas letras.

Também o Associativismo tem por aqui muitas actividades, nas suas múltiplas e diversificadas colectividades. A diversidade, e a peculiaridade dos seus lugares, faz de cada uma delas um recheado capítulo de diferentes narrativas.

Desta vez fomos ver e saber do futebol em Fridão, freguesia nas faldas do Marão, e de múltiplas e prestigiadas actividades, culturais e desportivas.

Dentre elas, ressalta a Associação Desportiva de Fridão, nascida em 1979. Contrariamente a muitas, sucede ao campo de futebol construído nos finais dos anos sessenta, na Portela, e se calhar foi a resposta natural ao campo criado.

Entretanto em 1983, um dos seus, profundo apreciador de futebol, funda um clube de futebol que logo se filia, passando a competir no futebol distrital do Porto.
Falamos do Atlético Clube de Fridão, clube que jogava no campo do Carvalhal, que também era conhecido pelo nome do seu patrono. Ramiro Vieira Pinto. Foi ele que criou o clube, e foi ele que mandou construir o campo de jogos, em terrenos de sua propriedade. De 1983 até 2001, as competições oficiais contaram com esta simpática colectividade, que equipava como o Leixões. Camisolas às listas verticais vermelhas e brancas.


Entretanto em 1990 surge a F.A.D.A. – Federação das Associações Desportivas de Amarante – que sucede à autarquia na organização dos campeonatos locais de futebol. Também a Associação Desportiva se abalança a jogar nele. Fá-lo por 2 anos, e após um largo interregno volta em 1998, e até hoje permite que Fridão veja futebol regularmente. 

Fica aqui uma homenagem e também uma lembrança dos futebóis nesta bonita freguesia de Amarante.



Sem comentários: