Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Régua e o futebol.

Ainda 1900 acabava de chegar, e já o futebol entusiasmava a juventude da vila e aldeias vizinhas.

Logo em 1922 um dos jornais da vila, O Transmontano, dava noticia das diligencias que se faziam, para a constituição de uma sociedade desportiva.
Estavam já nomeadas 2 comissões: uma destinada a conceber o projecto de estatutos, e outra mandatada para escolher local para o campo de jogos. Mas esta não era tarefa fácil, pois os proprietários dos terrenos pediam verbas proibitivas.
Mas em 1925 a vila passa a dispor de um campo: o do Salgueiral.
Mas seria em Fontelas, no campo das Mimosas, que mais se faria sentir o entusiasmo pelo futebol, com vários jogos domingueiros entre aldeias vizinhas, onde Sedielos, com o Sport Marão, e Loureiro com o Transmontano Foot Ball Club, proporcionaram muitas tardes de futebol, que foram o berço deste, por estas paragens.

Entretanto na vila, aparece citado o campo de Além Douro, que está sem préstimo por falta de “players”. É o recém criado Grupo Desportivo dos Empregados no Comércio que o reabilita. Será aqui que o Sporting acabará os seus dias, quando dá lugar ao clube (Foot-Ball Club do Porto e Régua), que esteve na base do actual Sport Clube da Régua, quando em 1944 se junta com a União Ferroviária.

Mas no historial do futebol no concelho, há um pioneiro do futebol oficial. Foi o Sporting Clube da Régua, que participa no campeonato de 1929/30 da AF de Vila Real, fazendo os seus jogos em Chaves e Vila Real!
Infelizmente as dissidências entre os 2 principais centros do futebol no distrito, Vila Real e Chaves, originaram que a década de 30 não tivesse, quase,  campeonatos distritais. Assim, deste Sporting pouco mais se ouviu falar. É que os jornais que viveram estas épocas, consideravam o futebol coisa menor, coisa de rapazes, e nada dele nos diziam. Certa vez, um jornalista achou que publicitá-lo seria uma boa aposta (e o que nós hoje não saberíamos), mas o director logo se opôs. Foi um artigo de página inteira, a “encerrar” a página, que ainda não tinha nascido. Mas as notícias que dera anteriormente, foram preciosas indicações para este apanhado.
(“A Defesa do Douro”, 18 de Outubro e 1 de Novembro de 1925).

Mas vamos ao futebol por aqui.

Actualmente apenas 2 equipas participam activamente no futebol oficial (sénior). Mas durante estes quase 100 anos de futebol no distrito (a AF foi fundada em 1924), 11 equipas do concelho pisaram estes palcos de forma generosa e empenhada. Algumas delas, tem no seu passado, como comunidade, outras equipas que embora nunca filiadas, deram às suas freguesias aquele brilho e orgulho que nunca se perde.

É o caso de Loureiro, onde surgiu nos anos 20 o Transmontano, que participou por mais de uma vez no campeonato da AF de Vila Real, nos anos quarenta.

É também o caso de Fontelas, onde cedo se inaugurou um campo, a que o Lusitano Sport Club deu largo uso, e que o actual Fontelas depois deu largo movimento, até à construção do actual no Viso, e que a Formação, que é seu baluarte, agora movimenta também.

Mas também Sedielos cedo teve uma equipa, o Sport Clube Marão, que logo nos anos trinta já jogava com os vizinhos do Sporting de Mesão Frio.

Deixamos aqui um apanhado cronológico do que fomos lendo, que talvez ajude à compreensão desta diáspora, a que juntamos fotos de alguns dos locais onde se escreveu esta história. Agitada às vezes, rica sempre, e participada por milhares, ao longo dos anos.





Fontelas




Canelas


Loureiro



Sedielos



Galafura


Poiares


Régua - Vasques Osório




2 comentários:

L P disse...

Excelente post!

L P disse...

Excelente post!