Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 3 de janeiro de 2016

JUNI - afinal havia duas














Em 29 de Janeiro de 1971 surgia na freguesia da Costa, Guimarães, uma colectividade com origem nos escuteiros, a que foi dado o nome de JUNI – Jovens Unidos Num Ideal.
Tem objectivos culturais, recreativos e desportivos. Entretanto, dá-se uma cisão nesta colectividade, o que faz surgir uma outra, que também assume a designação de JUNI, como acrónimo de outras designações (ou não), que irá assumindo ao longo do tempo.
Actualmente (2015) tem sede na rua de S. Roque, e designa-se por JUNI – Associação de Solidariedade Social.
Mas já teve outras designações, como  JUNI - Juventude Unida de São Roque – Costa, e também  JUNI - Juventude Una Nobre Ideal, e ainda Associação Juvenil Cultural e Recreativa da Costa – JUNI.

O seu contributo para o futebol oficial, que jogou desde 1996/97 até 2002/03, fez-se com esta última designação.
Nunca dispôs de campo, fazendo os seus jogos no campo das Panteras de Matamá, em Vila Nova de Infantas.


Mas o “outro “JUNI”, afinal o que surgiu primeiro, dispondo de excelentes instalações desportivas, também teve grande destaque no desporto, nomeadamente no atletismo.

Na busca de dados sobre o participante no futebol distrital, desconhecendo toda esta vivência, contactamos a primitiva colectividade, buscando saber qual o campo que lhes tinha servido, obtivemos do seu presidente, padre Carlos Sousa, esta resposta:

A nossa Associação, JUNI – Jovens Unidos Num Ideal, sediada na travessa da Boavista, Costa, Guimarães, e fundada 29 de Janeiro de 1971, nunca teve equipa federada de Futebol de onze.

A competição a que se refere teve a presença de  uma equipa de uma Associação formada em conflito com a nossa e que, utilizando a Sigla JUNI, foi alterando a designação ao longo dos anos sendo que agora se apresenta como JUNI – Associação de Solidariedade Social.




1 comentário:

Guilherme Ribeiro disse...

Perdi muito do meu tempo na minha juventude a tentar convencer o Sr. Luís Mário de Oliveira a não levar por diante a cisão. De nada valeram os meus apelos e de outras pessoas, daí resultando vários nomes mas sempre com a sigla JUNI. O emblema da JUNI criada em 29 de Janeiro de 1971 tem uma cruz e um aperto de mão (cumprimento de escuteiro?) que é um bom símbolo de fraternidade, de companheirismo e ajuda. Quem consultar os jornais da época percebe de que lado está a razão que pode ser vista, igualmente, com contornos de apadrinhamento político. De uma coisa estou certo estamos perante a "cigarra e a formiga". Uns, nós, trabalhamos e temos um excelente parque os outros, os dissidentes, demitiram-se de trabalhar porque o faziam por ódio ao Fundador da JUNI e grande timoneiro o Padre Adelino Silva. Pensei que o tempo curasse tanto ódio ou impotência por não terem, nem deixarem, obra feita. Mas, como diz o nosso povo e por aqui me fico "não vale a pena perder cera com fraco defunto". Guilherme Ribeiro