Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 3 de março de 2018

Magestic, clube de Ermesinde



No afã de se jogar futebol, muitas foram as equipas de circunstância a surgir em Ermesinde nos anos 20 do século passado. Toda dignas sucessoras dos precursores dos do Colégio de Ermesinde, que desde 1915 ostentavam o nome de Ermesinde School Sporting Association.

É assim que o Ermesinde Foot-Ball Clube se decide associar ao Magestic Sport Club, corria o ano de 1926. Hoje, dir-se-ia que a fusão foi para ganhar escala.
E naquela altura o objectivo também era projectar o clube, através do ecletismo que lhe pretenderam imprimir. Por isso que além do futebol, também o atletismo e o ciclismo fizessem parte da sua estrutura.
Nascia o Ermesinde Magestic Club.
Começa a sua caminhada futebolística nos campeonatos da Promoção, de que usualmente disputa as fases finais, já que os prévios campeonatos concelhios de apuramento os deixam sem adversários.

O seu campo de jogos vinha já do Ermesinde, quando em 1923 jogou o campeonato de Iniciação. Ficava no Carrascal, onde hoje se situam as piscinas municipais. Também a sua sede ficou sendo a do Magestic, que se situava na rua da Carvalhosa

Como preito de homenagem a esses bravos pioneiros, fica aqui a primeira equipa do Ermesinde:

Aurélio Coelho, Carlos Quintino, Pinto Ferreira, Manuel Paiva, Barreto, Granjo, Humberto Lima, José Saraiva, Júlio de Freitas, Travisani e Norte.

Entretanto o novo clube começa a participação no futebol da Promoção em 1925/26, que se disputa por apuramentos concelhios, e algumas vezes apura-se para a fase final sem competir, dada a ausência de adversários locais. Em 1930/31 joga o concelhio da Maia, que ganha, e passa a jogar no campo de Corim. Seria para ter âncora no concelho?

O percurso desportivo:

1925/26 – Promoção – concelhio Porto
1926/27 - Promoção – concelhio Porto
1927/28 - Promoção – apurado p/fase final directamente
1928/29 - Promoção – concelhio Gondomar
1929/30 - Promoção – concelhio Gondomar
1930/31 - Promoção – concelhio Maia
1931/32 – 2ª Divisão – concelhio Maia

Entretanto algumas desinteligências entre os seus, levou o JN (22 DEZ 1932) a anunciar que o clube acabava. E assim aconteceu até 1936, quando surgiu o “actual” Ermesinde Sport Clube, com o seu campo dos Sonhos.



ver Os Sports 31 AGO 1928, pg 2

JN 12 NOV 1930, pg 5


Sem comentários: