Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 31 de maio de 2008

Futebol de baliza às costas

Eram difíceis os tempos pioneiros deste jogo...

Recordando JN de 2 Outubro de 1935, pg. 7.

"Lixa -
O senhor administrador do concelho acaba de proibir a realização de jogos de futebol entre os grupos representativos da Lixa e Felgueiras dentro da mesma comarca, não se realizando já, por esse mesmo motivo, no próximo domingo nesta vila, o encontro oficial entre os dois contendores, o qual terá de vir a realizar-se em outro dia e campo neutro a designar.”

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Provas nacionais - 1921 a 1938

Iniciado o futebol oficial nacional em 1921/22, ele dura, através do campeonato de Portugal, até 1938.
De 1934 a 1938, jogam-se também os Campeonatos das Ligas, que apuravam todos os da 1ª Liga para aquele campeonato, a que se juntavam alguns (6) da 2ª Liga.
De TODOS os que estiveram nas provas nacionais (seniores), e que agora já aqui não estão, podemos citar:
ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE (PORTO)
ALENTEJO FUTEBOL CLUBE
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA SANTARÉM
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OVARENSE
ATLÉTICO CLUBE COIMBRA
CARCAVELINHOS FUTEBOL CLUBE
CHELAS FUTEBOL CLUBE
CLUBE ACADÉMICO FUTEBOL (VISEU)
CLUBE DESPORTIVO NACIONAL (SILVES)
CLUBE DESPORTIVO PALHAVÃ
CLUBE FUTEBOL MARVILENSE
CLUBE GALITOS (AVEIRO)
COMERCIAL FUTEBOL CLUBE
ESTRELA SPORT CLUBE (BRAGA)
FUTEBOL CLUBE FAFE
GINÁSIO SPORTIVO LIZ
GRUPO DESPORTIVO MATRENA
GRUPO DESPORTIVO PORTALEGRENSE
LUSITÂNIA SPORT CLUBE (REGUENGOS)
LUSO SPORT CLUBE (BEJA)
OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE (LISBOA)
SÃO DOMINGOS FUTEBOL CLUBE
SEIXAL FUTEBOL CLUBE
SPORT CLUBE CONIMBRICENSE
SPORT CLUBE IMPÉRIO
SPORT COMÉRCIO SALGUEIROS
SPORT GRUPO SCALABITANO OS LEÕES
SPORT GRUPO UNIÃO OPERÁRIA
SPORT LISBOA E BEJA
SPORT LISBOA PORTALEGRE
SPORTING CLUBE CORUCHENSE
SPORTING CLUBE FAFE
SPORTING CLUBE TOMAR
TORRES NOVAS FUTEBOL CLUBE
TRIUNFO SPORT CLUBE (VIANA DO CASTELO)
UNIÃO FUTEBOL CLUBE ENTRONCAMENTO
UNIÃO FUTEBOL LISBOA
UNIÃO SPORT CLUBE (BEJA)

Como complemento a esta nota, podemos acrescentar que no Campeonato de Portugal entre 1921 e 1934 participaram 57 equipas, de 16 associações distritais.
Já entre 1934 e 1938 foram 20 as equipas envolvidas no Campeonato de Portugal, tendo a 1ª Liga, no mesmo período, contado com 11 participantes, de 4 associações.
Já a 2ª Liga teve, no mesmo período, 66 clubes, provenientes de 17 associações.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Formariz Atlético Clube




Formariz é uma das freguesias do concelho de Paredes de Coura. E aqui, em 1932, foi criada esta simpática colectividade desportiva, que durante muitos anos participou e animou o futebol do Alto Minho. Mas em 2004 suspendeu a sua actividade, estando hoje o seu campo do Côto sem actividade.
Amarelo, vermelho e azul, eram as suas cores institucionais, que usava de forma diversa nos seus equipamentos.



Grupo Desportivo Argus

Clube que surge no âmbito duma corporação de bombeiros, os Voluntários Argus (Arganil - Coimbra), e que por sua vez resultam da fusão entre colectividades diversas do concelho, numa tentativa de criação duma associação forte e diversificada.
Desportivamente participa em provas nacionais, desde que em 1930 foi criada. Adoptou como cores identificativas o azul e o branco, fazendo os seus jogos no campo de jogos do Argus. Hoje esta vertente está extinta.

União de Futebol Degoladense

É em Campo Maior (Degolados) que encontramos esta colectividade desportiva, que infelizmente suspendeu a sua actividade em 1999. Enquanto activa, militou no futebol distrital de Portalegre, desde que em 1928 foi fundada. As suas cores eram o preto e o branco, como o seu patrono de Lisboa, o União, que mais tarde deu origem ao actual Atlético.
http://folgado.no.sapo.pt/uniao_degolados.htm

União de Francos Figueirense

É no Porto e na freguesia de Paranhos que surge este clube (1945) da fusão do Sport Clube de Francos com o Figueirense Futebol Clube, por causa do recinto de jogos em Francos. Participa nas provas da então designada Promoção. Mas vendido este campo pelo senhorio, o clube suspende esta modalidade. Entretanto, mantém viva a chama do desporto, tendo participado por várias épocas no chamado futebol dos Amadores, e dedicando-se à formação. Cria em 1958 a modalidade de andebol, que ainda hoje mantém, nas camadas de formação. Participa ainda em provas de atletismo e ténis de mesa. Adopta, como data de fundação, a data (1925) em que surgiu o Figueirense Futebol Clube.

sábado, 24 de maio de 2008

Viana e o futebol

Viana do Castelo também fez valer os seus pergaminhos desportivos, criando logo em 1923 uma associação de futebol. Foi a 14 de Janeiro. Como era regra na época, as colectividades inscreviam-se em diferentes categorias, conforme as disponibilidades e apetências técnicas. Por isso que as primeiras categorias só tenham tido um clube (SC Vianense), que foi o campeão em 23/24 sem jogar, por ausência de adversário. Mas é justo citar os restantes pioneiros:
Lusitano Foot Ball Club, de Ponte de Lima, que se apresenta em 2ªas. Realiza o primeiro jogo oficial com o Vianense, em 23 de Dezembro de 1923
Lethes Atlético Club, também de Ponte do Lima, e que se inscreve também em 2ªs
Seixas Foot Ball Club, inscrito também em 2ªs
Grupo Desportivo Valenciano, que se inscreve em 3ªs
Grupo de Foot Ball dos Bombeiros Municipais de Viana, outro participante das 3ªs
Viana Taurino Clube
Sporting Clube Freixoense
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana
O Sport Clube Vianense, clube de 1898, inscreve-se em todas as categorias, e ainda empresta a sede para que a Associação de Futebol se instale. Esta mantém-se activa até 1943, mas a época é de crise, e então fecha as portas, pois os clubes estão exauridos.

Volta em 1971.

(extractos retirados do jornal "Aurora do Lima")

Sporting Clube de Nandufe

No rico e diversificado panorama desportivo de Tondela, surge em 1925 esta colectividade desportiva, inspirada nos leões de Lisboa. Por isso que as suas cores sejam o verde e o branco, que sempre a identificaram, nas muitas pelejas que cessaram em 2005. Cansaço dos dirigentes de muitas lutas, sem seguidores dispostos a sacrifícios. Assim se quedou sem movimento o campo do Bairro Novo. Até quando?

Seixal Futebol Clube

Surge em 1925, no concelho do Seixal, que ainda não integrava o distrito de Setúbal, pois este só surgiria um ano mais tarde. Entretanto, filia-se na nóvel associação, e chega às competições nacionais, alcançando a mais alta nos anos 60 (1963/64). O então campo do Bravo foi o seu recinto, que, hoje relvado e alindado, passou a estádio. O clube é identificável pelas suas cores vermelho e azul, e ainda está nas lides futebolísticas através da formação. Mantém outras actividades desportivas, como é exemplo o basquetebol.

http://seixalfutebolclube.no.sapo.pt/

Futebol Clube de Fafe

No entusiasmo pelo futebol, também Fafe deu cedo sinal de vida, ao criar esta colectividade em 1925, uma das primeiras participantes no futebol do distrito. Equipando de azul e branco, e fazendo do campo dos Peões o seu "estádio", rápido chegou aos nacionais. Mas rivalidades concelhias levam à criação de um "Sporting" em 1931. Vida difícil para ambas, e as inevitáveis tréguas são estabelecidas em 1958, quando se juntam, e criam a Associação Desportiva.

Deu-La-Deu Sport Clube

Colectividade de Monção, que está na origem do Desportivo de Monção, criado em 1933. Terá sido criada em 1925, tendo participado no distrital de 1926/27 pela primeira vez, jogando como Viana FC. O recinto então usado dava pelo nome de campo dos Padrões.
Tal como o clube que lhe sucede, elegeu o vermelho e o azul como cores identificativas. Afinal são as da capa de S. Jorge, esse vencedor da "Coca", tão cara ao concelho.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Clube de Futebol Pátria

Embora nunca tenha chegado aos nacionais, tem, esta velhinha colectividade largas tradições no futebol da Madeira, onde foi fundada em 1925. Apresenta-se de azul e branco, e realizava os seus jogos no versátil campo madeirense do Adelino Rodrigues, mas desde 1996 que se lhe não detecta qualquer actividade.

Tadim Sport Clube

Logo em 1923 o entusiasmo pelo futebol chega a Tadim, onde este clube é fundado. Participa no futebol distrital, mas cedo se extingue. Após um largo interregno, outro clube surge na freguesia: o actual Tadim Futebol Clube, aqui sediado desde 1954.

Imparcial Futebol Clube de Alcochete


É um clube da área de influência da Associação de Setúbal, e que nasceu (1923) antes desta existir. Por isso terá andado pelo futebol popular, e deve ter-se inspirado no nome duma excelente e antiga Banda de Música com o mesmo nome, e que ainda hoje existe. Acabou por participar no futebol distrital, até que se cansou e desapareceu. Equipava de preto e branco, cores que ostenta no seu emblema.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Postal de Braga

O início do futebol em Braga

Em 1916 havia em Braga quatro clubes e um grupo.
É assim que um jornal aparecido nesse ano, em Braga, faz a introdução de uma notícia sobre o desporto na cidade. O jornal chamava-se Norte Desportivo, e teve vida efémera. Viveu de Janeiro a Julho.

Os clubes que o jornal referia eram:

- Grupo Desportivo da Juventude Católica, na Praça do Município 20
- Futebol Clube de Braga, na rua da Misericórdia, 24
- Sport Lisboa e Braga, na rua de S. Vicente, 138
- Minho Sport Clube, na rua de S. João, 10ª

O grupo era o dos escuteiros, alojado no colégio dos Órfãos.

Campos de jogo

Como em todo o lado, o grande entrave ao futebol é o recinto de jogo. Clubes modestos, adeptos pobres, e uns especuladores na perspectiva de ganhar uns cobres com o aluguer especulativo dos terrenos, usualmente de cultivo. Por isso que se recorresse aos logradouros públicos. Normalmente os recintos de feira. Em Braga é diferente. Utiliza-se o espaço frente ao quartel de Infantaria 8, mas um abaixo-assinado à Câmara levou esta a proibir o jogo ali (1914).
Então os jogadores foram para a cerca do Colégio do Espírito Santo, mas também aqui as “boas consciências” se movimentaram, e voltou a ser proibido jogar-se futebol neste local. Resolvem então os clubes unir-se e alugar um sítio. Surge assim o campo das Golladas. Mas a falta de qualidade do terreno, os custos, levam os clubes a pedirem à Câmara um campo de jogos, e sugerem os terrenos da Mitra, na Quinta da Ponte. Surgirá assim o campo da Ponte. O resto já nós sabemos…

Associação de Futebol

A crescente popularidade deste desporto, um pouco por todo o lado, também induz na cidade o aparecimento de diversos clubes e muitos jogos. Amigáveis. Sem competição. Isso leva os clubes a clamarem pela necessidade de criação duma associação que organize campeonatos. Surge, então, em 1922, a AF de Braga, que organiza o futebol. Preside à direcção Manuel Vilan Pereira.

Em 7 de Setembro de 1924, inicia-se a época com o Torneio início. Jogam o Sporting Clube de Braga com o Estrela Sport Clube. Vence o Sporting (o Braga era o Braga Sport Clube) por 6-1.
Depois iniciam-se as competições regulares, com a organização dos campeonatos de 1ªs, 2ªs e Infantis. Os participantes:

1ª Categoria
Braga Sport Clube
Grupo Desportivo Famalicense
Sporting Clube de Braga
União Foot Ball Clube Barcelense

2ª Categoria
Grupo Desportivo Militar
Esposende Sport Clube
Estrela Sport Clube

Infantis
Bairrista Sport Clube (Famalicão)

(Dos jornais da época)

sábado, 17 de maio de 2008

Esposende Sport Clube

Os anos 20 são de grande entusiasmo pelo futebol. Afinal começavam aqui as provas nacionais. Por isso surgiam por todo o país muitas colectividades cheias de esperança em se tornarem notadas. Esposende não podia falhar a onda, e assim em 1923 surge esta colectividade, hoje desaparecida. Mas durante muitos anos o seu vermelho e branco se passeou pelos campos portugueses. No fim dos anos 60 desaparece. Havia de ser "substituída" em 1978, agora pela AD de Esposende. O futebol continuava!

Clube Desportivo Marítimo Olhanense

Foi no ano de 1923 que esta colectividade aparece. O futebol foi a sua paixão, e ainda hoje esta colectividade o pratica. Agora na formação, onde as suas cores azul e branco se mostram. Agora joga no municipal de Olhão, mas no princípio talvez o velhinho campo do Olhanense, o Padinha, tenha sido a sua casa.

http://club-maritimo-olhanense.blogspot.com/

União Futebol de Lisboa

Durou apenas vinte anos esta colectividade de Lisboa. Ficava em Santo Amaro, Alcântara, onde tinha o seu recinto de jogo, mas teve uma muito activa participação no futebol nacional. Desde 1922 até 1942, quando se junta ao Carcavelinhos FC e criam o Atlético Clube de Portugal, foi um frequente participante das provas nacionais. Em 34/35 é um dos participantes do Campeonato da 1ª Liga (o primeiro nesta versão). O seu equipamento tradicional tinha riscas verticais, onde o amarelo e o vermelho se acompanhavam. Calção branco completava o equipamento.


Unidos ao Futebol Clube Barreirense

Foi o Barreiro alforge de muitos futebolistas de qualidade, que se formaram nos seus populares clubes, ou não fosse a zona uma cintura industrial de peso, então viveiro privilegiado destes artistas. Fundado em 1921, teve papel importante no futebol popular, e depois, federado, no futebol do distrito. Provavelmente o seu recinto de jogo era, como de muitas outras equipas da época, o campo do Rossio, criado em 1912 pelo FC Barreirense. O seu emblema sugere que o preto e o branco seriam as suas cores.

Quiaios Clube

Esta colectividade, outrora pujante e activa no futebol pioneiro (onde chega em 1921), ainda hoje tem actividade, embora não desportiva, que deixou já nos anos 2000, após ter andado pela formação. Mas a sua participação no futebol nacional foi um facto, e em 1978 chegou à 3ª divisão nacional. O amarelo e o azul são as suas cores de sempre, e o seu recinto de então era conhecido pelo campo das Matas Reais. Visitem-no no largo padre Costa e Silva em Quiaios, freguesia do concelho da Figueira da Foz.

Grupo Desportivo Setubalense Os Treze

Ainda hoje encontramos activa (ténis de mesa), esta colectividade de Setúbal, que foi fundada em 1921. Colectividade popular, tanto mais que a associação só seria criada em 1927 (o distrito surge em 26), mas que participa no muito movimentado futebol de então em Setúbal. As suas cores passam pelo verde e pelo branco.
Na rua Camilo Castelo Branco (a sua sede) ainda lá está muita memória.

Independente Futebol Clube Alcacerense

Modesta equipa do nosso futebol, mas que lhe emprestou vigor e entusiasmo. Surge em 1920, em Alcácer do Sal, alimentando uma rivalidade salutar com o Salátia Atlético Clube, com quem se junta em 1979, daí surgindo o actual Atlético Clube Alcacerense. A sua actividade no futebol sempre se pautou pela participação no futebol do distrito, Setúbal.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sporting Clube Figueirense

O entusiasmo pelo futebol leva ao aparecimento desta equipa em 1918, na Figueira da Foz. São várias as equipas aqui, tanto que os primeiros distritais de Coimbra têm um campeonato concelhio na Figueira. O Sporting Figueirense apura-se 2 vezes para disputar o acesso ao Campeonato de Portugal (1923/24 e 1924/25). O seu recinto de jogo era o campo da Mata, que já não existe (campo e mata...). Hoje a colectividade dedica um grande carinho ao basquetebol, onde tem papel preponderante, sobretudo na formação. O azul e o branco são as suas cores.

http://www.sportingcfigueirense.blogspot.com/

Luso Sporting Clube

É em Beja que encontramos esta equipa, fundada em 1916. A sua origem provém duma cisão num clube popular da época, o Águia Foot Ball Club, que se extinguirá em 1918. Entretanto, esta nova equipa, que tem por base as 3ªs categorias daquele, forma o Onze Foot Ball Club, que rapidamente adopta esta designação de Luso Sport. Torna-se clube eclético, e activo participante no futebol nacional (Ligas I e II, e Campeonato de Portugal). Vermelho e preto são as suas cores. Em 1931 inaugura o seu campo de jogos, Condessa de Avillez (homenagem a quem doara o terreno), que entretanto é expropriado em 1945. O clube passa a jogar no campo do Liceu, e, em 1947, juntamente com o União Sporting Clube (clube de 1923), e o Pax Júlia Atlético Clube, fundem-se num só clube: o Clube Desportivo de Beja.

Sporting Clube de Tomar

Esta colectividade andou no futebol até aos anos cinquenta. Tinha um recinto de jogo, mais tarde urbanizado, que era conhecido por Horta do Rei. Foi fundada em 1915, e teve uma participação no Campeonato de Portugal em 1923/24. Enveredou entretanto por por outras artes desportivas, tendo atingido grande relevo no hóquei em patins, que ainda pratica. Filial do Sporting de Lisboa, faz do verde e do branco as suas cores.

http://sclubetomar.blogspot.com/

Grupo Sportivo Nun'Álvares

Foi em 1915 que este clube foi criado na cidade do Porto. No futebol nunca passou dos distritais, onde participou esporadicamente, mas foi sempre activo e versátil na sua prestação desportiva, que ainda hoje mantém. O seu recinto de jogo, a que se juntava uma piscina, ficava no Carvalhido, onde hoje estão as oficinas camarárias. Amarelo e preto são as suas cores identificativas.

http://nunalvares.blogs.sapo.pt/

Sport Lagos e Benfica

Foi em 1914 que esta colectividade foi criada na actual cidade de Lagos. A sua actividade desportiva no futebol terminou em 1998/99. Foi sempre participante do futebol distrital, e originalmente o seu recinto de jogo era o Rossio da Trindade, onde as cores de sua afeição, o vermelho e o branco, a identificavam. Posteriormente envereda pelo futsal, mas também este fica inactivo em 2006/07. Atletismo e ténis de mesa são actividades desportivas que agora pratica.

Carcavelinhos Futebol Clube

Azul e vermelho eram as cores deste clube de Alcântara, uma freguesia de Lisboa. Ainda hoje perduram no emblema do Atlético Clube de Portugal, clube a que dá origem, quando em 1942 se junta ao União Futebol Clube de Lisboa. O seu recinto de jogo foi o campo da Tapadinha, de que se tornou proprietário, e que hoje, mercê de grandes obras, ainda está no activo. A sua fundação provém de 1912. Participante frequente e activo nas provas nacionais, onde se mantem até ao ano da fusão.

Académico Futebol Clube

Colectividade criada em 1911, teve grande preponderância no futebol do Porto, cidade onde foi criada, na freguesia do Bonfim (Costa Cabral). O seu recinto desportivo, o estádio do Lima, foi palco privilegiado de jogos internacionais, e na década de 60 foi urbanizado (parcialmente) pelo seu proprietário (Santa Casa), o que conduziu à extinção da secção, que já então tinha pouca expressão, e se movimentava pelo futebol distrital. A nível nacional, no campeonato principal, a última presença foi em 1941/42. O clube identificava-se pelas cores branco e preto. Presentemente ainda tem activa participação desportiva, por diversas modalidades, como o básquete, andebol e hóquei em patins.

Sport Clube Conimbricense

O clube, fundado em 1910, existe ainda, tendo apenas abandonado o futebol em 1950, que criara em 1915, aquando da fundação da Associação de Futebol, altura em que também o nome foi alterado, de Sport Grupo Conimbricense para o actual. Mantém, contudo, diversas modalidades, sendo o básquete um referencial. O clube, que começou por ser verde e branco, passou às actuais cores em 1924. Volta ao futebol, agora na versão de sala. Identifica-se com o vermelho e o preto, e está sediado na cidade de Coimbra, Santa Cruz, e dele podemos saber mais em

Sport Lisboa e Portalegre

Foi o 1º campeão do distrito (1911/12), facto que repete mais 3 vezes, tornando-se tetracampeão. Participa no campeonato de Portugal, onde se detecta a última presença em 1926/27. Em 1938 detecta-se actividade do clube, que disputa um jogo particular com o Arronches. O nome não deixa dúvidas da identificação com o Benfica, pelo que as suas cores seriam, sem dúvida, o vermelho e o branco.

Viana Taurino Clube

Ainda hoje está activa esta colectividade de Viana do Castelo (Santa Maria Maior). Fundada em 1910, foi das primeiras a inscrever-se na associação de futebol, quando esta foi criada em 1923. Participou fugazmente no seu futebol, usualmente pelas segundas categorias. Provavelmente o recinto de jogo seria o campo do Velódromo do Castelo, pertencente ao Exército. Cedo deixou o futebol, que se "extinguiu" no distrito em 1943, com a inactividade da associação de futebol, que apenas ressurge em 1971. A colectividade ainda fez uma nova tentativa no futebol, onde se detecta nos distritais de 1979, mas volta a abandonar estas lides. Hoje tem grande preponderância no bilhar, onde participa desportivamente. Vermelho e amarelo são as suas cores.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Grupo Desportivo O Coruchense

Azul e vermelho são as cores deste clube, surgido em 1948, em Coruche. Actualmente apenas se dedica ao futebol de formação, mas o futebol nacional (2ª e 3ª divisões) já o teve por presença activa e constante. O seu recinto de jogo dá pelo nome de campo da Horta da Nora.

domingo, 11 de maio de 2008

Futebol Clube de Gaia

É um clube histórico no futebol da região. Fundado em 1908, sempre se movimentou pelo futebol distrital, jogando no seu hoje urbanizado campo de João de Deus, nome da rua onde se implantava, e onde agora ainda subsiste o seu pavilhão, entretanto construído, para as suas actividades desportivas, onde o básquete teve grande projecção, e a ginástica se pratica. As suas cores sempre foram o branco, nas suas camisolas tradicionais, e o preto dos calções.
O cosmopolitismo da cidade foi a sua "tragédia".

Bonfim Futebol Clube

Colectividade nascida em 1908, na populosa cidade de Setúbal. Em 1927, com a criação do distrito, está na fundação da associação distrital, por cujas competições sempre se manteve, até ao seu desaparecimento em 1934. O preto e o vermelho eram sua imagem de marca.

Império Lisboa Clube

Equipa do futebol de Lisboa, surge em 1907 com o nome de Sport Clube Império. Em 1917 junta-se com o Lisboa Futebol Clube, e muda de nome. Adopta o amarelo e o preto para suas cores. Um dos campos onde se conhece que tenha jogado foi o de Palhavã, sacrificado em 1928 à expansão "urbanística". Acaba assim o clube, que, como muitos outros, vê o fim no acabar do recinto! Excelente forma de se construirem "cidades"...
Ainda muda o nome para Clube Desportivo da Palhavã, e participa pela derradeira vez (1928/29) no Campeonato de Portugal, onde estava desde 1926/27.

Clube dos Galitos

Nasceu em 1904, em Aveiro, esta colectividade ainda hoje activa por outros desportos, onde o básquete foi talvez o de maior realce.
Fez parte dos fundadores da associação distrital de futebol, e teve algumas participações no futebol nacional após 26/27. Rezam as crónicas que o Fojo era um local adequado para práticas desportivas, e terá sido ali que se realizavam os jogos de futebol do Galitos. O vermelho e o branco sempre foram a identificação desta colectividade.

http://www.galitos.pt/

Clube Internacional de Futebol

Pode dizer-se, com toda a propriedade, que foi o primeiro vencedor duma prova oficial em Portugal. Ganhou o campeonato de Lisboa, em 1906, onde estiveram 4 equipas.
Hoje ainda é um clube activo, e com uma peculiar postura (jogos e torneios inter-sócios). Foi fundado em 1902. As suas cores sempre foram o preto e o branco. Aquando da sua passagem pelo futebol de Lisboa, que jogou até 1924 (deixou o futebol por discordar da perda progressiva do amadorismo, que se verificava no campeonato), utilizou um dos primeiros recintos de propriedade de clube. Ficava em Alcântara.
Hoje dispõe do estádio Pinto Basto, integrado no seu excelente complexo da Ajuda.
http://www.cif.org.pt/

Carcavellos Clube

É um dos mais antigos clubes de Portugal. Tem actividade já em 1892, e tal resulta de ser clube constituído no âmbito de uma companhia inglesa de telecomunicações (The Eastern Telegraph Company), que sediada em Carcavelos, na Quinta Nova, ali dispunha de excelente campo, realmente preparado para jogar-se o futebol. Diz-se que as suas cores eram o verde e o preto, mas fotos do campeonato de Lisboa, em 1906, apresentam-na de preto e branco. Certo é que desaparece dos campeonatos distritais de Lisboa em 1910. Não se conhece qualquer símbolo que a identificasse, e nas fotos citadas também não se vislumbram. Mas tratando-se de ingleses é crível que o tivessem.

Sport Grupo Scalabitano Os Leões

Nos primórdios do futebol, o entusiasmo chega também a Santarém (Marvila), e então forma-se este clube em 1916, que está na origem do futebol organizado, no distrito. O campo Alfredo Aguiar servia-lhe de sala de visitas, nos seus intensos jogos, onde as cores amarelo e branco indiciavam a sua presença. Mas em 1969 decide juntar-se a outra marcante colectividade da cidade, o Sport Grupo União Operária, e daí nasce a actual União Desportiva de Santarém. Entre 1925 e 1968 foi assíduo participante das provas nacionais (1ª , 2ª e 3ª divisões).

sábado, 10 de maio de 2008

Campeonato de Portugal

Campeonato de Portugal

Em 1921/22 disputa-se a 1ª prova nacional. Chama-se Campeonato de Portugal, e joga-se entre os representantes das associações de Lisboa e do Porto. É em eliminatórias. Durante 13 anos vai-se alargando o nº de participantes, até que em 1934 se dá a primeira reformulação.
O argumento foi a derrota pesada (9-0) com a Espanha, que os “especialistas” atribuem à falta de competições, e o exemplo é o que se passa em Espanha, “razão” para a pesada derrota. Surgirá assim o Campeonato das Ligas (I e II). Passam a ser 3 as competições nacionais. As Ligas disputam-se primeiro, e todos os participantes da I Liga tem lugar no Campeonato de Portugal, juntando-se a estes os primeiros 6 classificados da II Liga. Em 1938/39 dá-se nova reordenação das competições. Surgem os Campeonatos Nacionais e a Taça de Portugal. O Campeonato de Portugal acaba, assim como as Ligas.

A primeira competição

Avaliado o “mercado”, cedo chegou a perspectiva de organizar competições, atreitas a regras, e de regular disputa.
Começam a surgir associações, ditas distritais, mas que se limitam a criar campeonatos locais. Usualmente na cidade onde se implantam.

A perspectiva incipiente de organizar minimamente o futebol em Portugal, levou à criação em 1905 da Liga de Foot Ball Association, marcadamente local (Lisboa), e de vida efémera.
A perseverança de alguns, num desporto cada vez mais popular, leva em 1908, ao aparecimento da Liga Portuguesa de Futebol. Mas uma vez mais, uma entidade totalmente local, e dirigida aos clubes da terra.


Entretanto, a segunda década do século passado vê surgir a associação de Lisboa (1910), depois Portalegre (1911), e finalmente a do Porto em 1912. Ficam assim criadas as condições para a criação de um organismo com pretensões a nacional. Surge a União Portuguesa de Futebol,
que haverá de criar a 1ª competição nacional. Em 1926 mudará de nome, e torna-se na actual Federação Portuguesa de Futebol.